segunda-feira, 8 de março de 2010

Uma pequena homenagem do Folhetimblog a todas as mulheres: As da ficção e as da vida real

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher à maneira do Folhetimblog, resolvi lembrar de algumas heroínas da ficção, mulheres que embora não sejam de carne e osso nos fizeram torcer por elas em diferentes épocas. Como se tornou praxe elogiar as vilãs, preferi eleger as mocinhas, aquelas de quem eu gostaria de ser amiga se existissem de verdade. Está certo que algumas não são tão certinhas, mas poderiam perfeitamente ser aquela vizinha ou colega de trabalho que nos diverte com suas peripécias.
Aviso: Não há nenhum critério nesta seleção, a não ser o de terem marcado minha vida de alguma maneira. Lá vai:

Jô Penteado (A Gata Comeu) – Sonâmbula, encrenqueira, metida e muito divertida. Foi uma das primeiras mulheres da ficção que me manteve grudada na frente da TV. Eu era pequenininha, mas adorava acompanhar as aventuras de Jô. Entre outras cenas, foi inesquecível a sequência em que prega uma peça no professor – simultaneamente seu amor e desafeto – convidando-o para uma festa Black Tie como se fosse uma festa na ilha e faz ele e a noiva pagarem um tremendo mico.

Catarina (O Cravo e a Rosa) – Uma feminista tinhosa em plena década de 20, colocava todos os pretendentes para correr graças ao seu gênio terrível. Mas o público não tinha a menor vontade de correr dela, assim como o teimoso fazendeiro Petruchio – que no ínicio só quer o dote da moça para salvar sua fazenda, mas depois acaba se apaixonando por seu “favo de mel”.

Tieta do Agreste – Eta mulher porreta! Tieta voltou a sua terra natal Santana do Agreste para se vingar dos que a humilharam no passado e nos fez torcer por ela, mesmo não sendo nenhum modelo de virtude. Sem contar, que dava título a uma novela cheia de personagens femininas inesquecíveis: Leonora, Cinira e Amorzinho, Carmosina, Dona Milu, Perpétua, Carol... um time de primeira!

Imaculada (Tieta do Agreste) – Merece destaque porque é uma de minhas personagens preferidas da ficção. Apaixonada pelo seminarista Ricardo, Imaculada passou boa parte da novela driblando as investidas do Coronel Artur da Tapitanga – de quem era uma das “rolinhas” – para ao final se entregar imaculada ao seu príncipe.

Maria do Carmo – A senhora do Destino era outra nordestina arretada, que fez muito sucesso com seu jeito firme e decidido, lutava pelos seus objetivos sem perder o caráter, mas sem jamais levar desaforo para casa.

Juma Marruá - A mulher que virava onça em "Pantanal" conquistou o filho do coronel José Leôncio e milhares de pessoas no país inteiro e chegou a ameçar os indices de audiência da Rede Globo

Maya (Caminho das Índias) Esta é bem recente, mas, já entrou na galeria de mulheres inesquecíveis da ficção. Linda e atordoada por um segredo, despertou polêmicas. Uns a achavam mentirosa, outros compreendiam as razões da indiana para esconder a verdadeira identidade do pai de seu filho. Mas é inegável a química de Maya com o marido Raj e o carisma da atriz que lhe deu vida, Juliana Paes

Rosenilde (Cama de Gato) –Além de linda, é integra leal aos amigos e aos seus sentimentos, mãe dedicada, amante fiel e completamente sincera. Rose é quase uma mocinha de novela de antigamente, daquelas que podem se tornar maniqueístas e virarem “chatas de galocha”. Só que ela passa muito longe deste clichê... É forte, decidida, batalhadora e nunca perde muito tempo chorando pelo leite derramado. Uma heroína adorável, daquelas que a gente adoraria que existisse de verdade.

Mercedes (Filme Divã) – Esta não conheci numa novela, mas num filme. Mercedes é uma mulher absolutamente comum e por isto mesmo é absolutamente impossível não se identificar com ela em sua luta para conquistar seus sonhos e ser feliz.

Esta é apenas uma pequena amostra com algumas de minhas personagens preferidas, é claro que existem muitas outras mulheres interessantes na ficção, mas o mais importante é dizer o seguinte:

PARABÉNS AS MULHERES DE CARNE E OSSO, AS HEROÍNAS DA VIDA REAL, AQUELAS QUE SE INSPIRAM E SE COMOVEM COM A FICÇÃO, MAS QUE COM SUAs LUTAS E CONQUISTAS TAMBÉM A INSPIRAM E A SUPERAM.
PARABÉNS A TODAS NÓS!