domingo, 18 de abril de 2010

Pequena reflexão sobre TV e programas de entrevistas

Na chamada do Fantástico de hoje à noite, estão anunciando entrevista com o "assassino de Luziânia", que matou seis jovens na cidadezinha goiana. Fico me perguntando o que um assassino pedófilo pode ter a dizer que seja de interesse da população. Mas, na verdade, o que me intriga é outra questão.
A alguns dias atrás choveram criticas ao programa do Ratinho, por conta de uma entrevista que realizou com um assassino – não convém dizer o nome. Fiquei bastante espantada quando vi a chamada e não tive coragem de assistir, pois tal criatura me causa repúdio e não ia ser eu a lhe dar ibope.
Confesso que achei de extremo mau gosto, pois, imagino o quanto deva ser cruel para a mãe da vítima e as pessoas que a amavam ter que se defrontar com a triste realidade: o monstro que tirou deles uma pessoa querida, livre, leve e solto dando entrevistas na televisão, tal e qual um astro, quando deveria estar atrás das grades pagando pelo seu crime.
Logo depois do programa, surgiram várias discussões sobre o limite da imprensa, da mídia, até onde se pode ir. Não sei se o objetivo de Ratinho & Companhia era levantar polêmica, mas se era, conseguiram. Porém, o que fica martelando na minha cabeça é o seguinte: Qual a diferença entre o dito-cujo entrevistado por Ratinho e o que será entrevistado pelo Fantástico? E entre estes e os Nardoni? (ao que me lembro o casal infanticida também foi entrevistado na televisão). Será que é pelo fato de um estar preso e o outro livre? Ou pelo fato da entrevista de hoje ser numa emissora considerada mais séria?
Não consigo entender qual a diferença. Não sou critica de TV e muito menos censora. Gosto do Fantástico; há sempre várias matérias interessantes e algumas histórias são um prato cheio para inspirar um roteirista. Também não me sinto muito a vontade para fazer criticas, já que não vi as entrevistas. Pode ser que o que mude seja a abordagem, não sei. Mas penso que devem machucar aos familiares do mesmo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário